IMCV.noar

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Assumindo a forma de Servo”

                              Pastor Helias e Pastora Rose   

                   Texto base: São Marcos 10 verso 42 ao 44

Liderar como servo é o que separa, é o que faz a grande diferença entre liderança cristã e a humana. Fomos chamados para servir a Deus através de nossos atos e o  maior exemplo de servo nós encontramos na pessoa de Jesus Cristo o filho de Deus. Um servo é aquela pessoa que no seu dia a dia, procura servir aos outros com humildade, dedicação e amor. Jesus tanto nos ensinou estas coisas como ele se tornou um modelo para nós, ele se fez forma, molde, para que nos tornássemos servos como ele o foi. São Marcos ,10 vs. 45 diz :“O filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos. Filipenses 2 vs. 7 diz :“ Ele a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, assumindo o modelo de servo; será que você tem sido esse modelo, ou você não tem imitado o bom mestre Jesus? Os discípulos tinham o maior prazer em auto denominar-se de servos, eles escreviam cartas cujas iniciais eram: Paulo servo de Jesus Cristo... Pedro servo do Deus altíssimo... Eles não se envergonhavam de serem servos de Jesus, eles tinham Jesus como seu líder, como modelo, espelho. Quem é o seu modelo de servo, em quem você se espelha? Nós devemos nos tornar servos daqueles a quem nós lideramos, estar a serviço deles como Jesus fez. Mas que poder tem um servo? As vezes nós vemos o termo servo como alguém que é pequeno, não tem importância, não tem poder, mas Jesus diz: maior é o que serve. No reino de Deus, a ordem de muitas coisas são invertidas. Para Deus nós somos fortes quando estamos fracos, recebemos quando damos, vivemos quando morremos... Como líder você se torna forte quando se torna servo, através do servir. Nós somos chamados a servir o corpo de Cristo na terra. Quando nós servimos os outros estamos servindo a Deus, é por isso que devemos desenvolver o mesmo sentimento que houve em Jesus Cristo- Filipenses 2 vs 5 ao 7

Mas que atitudes devo tomar para ser um servo de Jesus Cristo?

1-  Ter atitudes corretas ( qual a motivação em servir)
2-  Humildade (jogar fora a nossa reputação, humildade é algo que você faz, não é Deus que faz)
3-    Identificar se com a humanidade (se colocar no lugar deles)
4- Obediência(cada líder vive sob autoridade de outro líder e todos sob a autoridade de Deus, seja obediente ao seu líder seja ele seu pai, mãe, professor, patrão, pastor, discipulador)
5-   Morrer para si mesmo (Crucificar a sua vida , abandonar o pecado, viver a experiência da cruz, vai ser dolorido morrer, mas como Jesus você aprenderá os princípios da liderança de servo através do sofrimento)
6-  Amar (o amor começa com uma emoção no coração, porem se manifesta de maneira pratica, quando amamos de verdade, servimos). Um líder servo edifica aqueles a quem ele lidera, ele não usa as pessoas mas trabalha com elas e por elas, constrói vidas e não destrói. Como você tem liderado? Como servo ou como um ditador um dono do poder?
7-  Permita que Deus seja o dono de sua vida( o servo abandona o direito de ser dono de sua vida, de suas vontades e sonhos, ele passa viver a vontade e o projeto de Deus e não dele)
8-  Faça sua escolha: servir ou ser servido? A escolha é sua! Escolha servir, você só se qualifica para liderar, na medida em que você está desejoso de servir, porque quem não serve, não serve.
Que Deus te abençoe e que você possa ser capacitado pelo Espírito Santo para assumir a forma de servo de Deus na terra.

Autor: Pastor Helias Gonçalves

   Igreja Missionária Caminho da Vida

Um comentário:

  1. Muitos tentam justificar sua desobediência com o autoritarismo de seus pais ou da corrupção do governo. Porém a Bíblia não nos dá essa opção, ainda mais se levarmos em conta o contexto histórico em que os textos que exigem obediência foram escritos. Nos tempos neotestamentários, o cristianismo não era essa moleza que é hoje, não havia pastores prometendo prosperidade financeira, física e emocional. A mensagem era “aceite a Cristo e esteja preparado para sofrer”, o próprio Jesus reservou duas bem-aventurança aos perseguidos (Mt 5.10-11), e uma rápida lida nas páginas de Atos dos Apóstolos nos mostram essa assustadora realidade. Nero, imperador romano da época, colocou nos cristãos a culpa pelo incêndio em Roma, que foi sua responsabilidade. D.James Kennedy diz sobre Nero em seu livro “E Se Jesus não tivesse nascido?”:

    ResponderExcluir